0

Enter your keyword

Ayn Rand sobre o objetivismo

Ayn Rand sobre o objetivismo

Ayn Rand sobre o objetivismo

A = A.

Princípio da identidade

——–

 

“Objetivismo (AO 1945: Objectivismo) é a filosofia identificada pela autora e filósofa russa-americana Ayn Rand.

O Objetivismo afirma que a realidade existe independentemente da consciência, que o ser humano tem contato direto com a realidade através dos sentidos, que pode ter conhecimento objetivo pelo processo de formação de conceitos, da lógica dedutiva e indutiva, que o objetivo moral da vida humana é atingir a própria felicidade ou interesse racional, que o único sistema social consistente com esta moralidade é um que respeite os direitos do seres humanos à vida, liberdade, propriedade e busca à felicidade, ou seja, capitalismo laissez-faire, e que a função da arte é transformar as ideias metafísicas mais abstratas, reproduzindo seletivamente a realidade, em forma física.

Rand originalmente expressou suas ideias filosóficas em romances Quem é John Galt? (conhecido também por “A Revolta de Atlas”), A Nascente e livros de não-ficção como Capitalismo: O Ideal Desconhecido, A Virtude do Egoísmo, entre outros.

O nome Objetivismo vem do princípio de que o conhecimento e valores humanos são objetivos: eles não são criados pelos pensamentos que alguém tem, mas determinados pela natureza da realidade, para serem descobertos pelo ser humano. Rand disse que escolheu este nome porque o termo preferido para uma filosofia baseado na primazia da existência – existencialismo – já havia sido usado.”

fonte: link

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.